quinta-feira, 23 de abril de 2015

Memorial Luiz Gonzaga lamenta o falecimento do Mestre Camarão

       O Memorial Luiz Gonzaga lamenta o falecimento do sanfoneiro Mestre Camarão.  O músico, Reginaldo Alves Ferreira, falecido na manhã de 21 de abril, aos 74 anos, é natural de Brejo da Madre de Deus. Camarão dedicou-se à música, e a sanfona foi o instrumento de sua paixão, ao qual passou a ensinar. O contato com a sanfona começou ainda na infância, por influência do pai, que tocava oito baixos. Iniciou a carreira aos sete anos, com 20, ingressou na Rádio Difusora de Caruaru. Influenciado por Luiz Gonzaga criou em 1968 a primeira banda de forró do Brasil, a “Banda do Camarão”. Tendo gravado vários discos, se apresentado pelo Brasil, gravou com artistas de renome nacional e local. Em 2002 foi contemplado como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

        Camarão foi agraciado com a Medalha Memorial Luiz Gonzaga, por serviços prestados à cultura no âmbito recifense, em julho de 2011, na 3ª Edição do Sábado Danado de Bom, evento itinerante promovido pelo Memorial nos Mercados públicos do Recife.  

             No ano de 2012, no 22º Festival de Inverno de Garanhuns, a FUNDARPE, em parceria com o Memorial Luiz Gonzaga, criaram o ESPAÇO LUIZ GONZAGA, ambiente museal que homenageou o Rei do Baião no ano de seu centenário. Nesse espaço, o Mestre Camarão apresentou com seu filho Salatiel, várias aulas espetáculos, sobre sanfona, a música nordestina e a obra de Gonzaga.




O Mestre Camarão sempre se fez presente nas ações do Memorial Luiz Gonzaga, que o recebia de braços abertos para novos desafios de contemplação à arte da sanfona. A equipe do Memorial sente com muita tristeza o falecimento do sanfoneiro e transmite para familiares e amigos os mais profundos pesares. O legado do Mestre Camarão tem sido pesquisado, será coletado e documentado no Memorial para pesquisas.  

"Obrigado Camarão, pela maestria com que exaltou a música nordestina!" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário