quarta-feira, 4 de março de 2015

OFICINA: LUIZ GONZAGA, CRONOLOGIA MUSICAL


Apresentação
A oficina aborda a cronologia de Luiz Gonzaga, com foco nos ritmos e instrumentos que influenciaram sua obra, em uma didática informativa e musical. Orientada pelo Núcleo de Pesquisa do Memorial Luiz Gonzaga, a oficina traz na linha do tempo do Rei do Baião, sua formação musical, partindo dos elementos da cultura sertaneja, passando pelas influências do Exercito Brasileiro, de estilos musicais populares nos anos 40 e 50, até chegar ao seu grande legado, criações e recriações de ritmos como baião, xote, xaxado, entre outros.


Metodologia
Aula expositiva com auxilio de data-show
Exibição de documentário e trechos de vídeos
Audição de música (gravações originais)
Execução musical


Facilitadores
Edierck Silva (Licenciado em Música - UFPE)
Marcos Leite (Bacharel em Ciências Sociais - UFRPE)
José Mauro de Alencar (Pesquisador e Gestor do memorial Luiz Gonzaga)
Anderson Santos (Museólogo, historiador e contador de história – UFPE/UFRPE/FGF)


Período / Local
Dias: 21 e 23 a 28 de Março
Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro - 35
Horário: 15h as 18h
Carga Horária: 15 Horas.

Público alvo
Estudantes universitários dos cursos de história, museologia, comunicação, do curso de música, músicos e interessados em geral
Capacidade: 10 pessoas


Ementa
1.       Abertura
2.       Introdução
3.       Introdução à história da música brasileira
4.       Teoria
5.       Música e arte popular
6.       Música na cultura nordestina
6.1.1. Música de grupos culturais
6.1.2. Música em ritos religiosos
6.1.3. Música de trabalho
6.1.4. Herança do trovadorismo
6.1.5. Pífanos, rabeca e percussões
6.1.6. Da harmônica aos 08 baixos
7.       No Exército Brasileiro
7.1.1. Corneteiro Bico de Aço
7.1.2. Prof. Domingos Ambrósio, teoria musical e acordeom
8.       No Rio de Janeiro
8.1.1. Vivência na Lapa, no Mangue
8.1.2. Músicas: Choro, Samba, Valsa, etc
8.1.3. A Era de Ouro do Rádio; Maestro Guio de Moraes
8.1.4. Morro de São Carlos, reduto Português; Chula
8.1.5. Triangulo recifense
9.       Legado musical
9.1.1. Humberto Teixeira, divisor de águas
9.1.2. Criações e recriações de gêneros musicais
9.1.3. Volta ao Sertão
9.1.4. Parceiros
9.1.5. Obra
10.   Dinâmica na prática, com triângulo e zabumba


Referências
Revista:
TELES, José. Gonzagão: O sanfoneiro danado de bom. Continente Documento. Recife: CEPE. Nº 22, 2004
Filmes e Documentários:
O Homem que Engarrafava Nuvens. Lírio Ferreira. BR: GOOD JU-JU: 2010. DVD.
Referências Bibliográficas:
CASCUDO, Luis da Câmara, Dicionário do folclores Brasileiro. 11 ed. Edição ilustrada, São Paulo: Global, 2001.
COSTA, Antônio Francisco. MEDEIROS, José Nobre de. Porque o Rei é Imortal. Ed. Paginae. Salvador, 2011
DREYFUS, Dominique. Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga. 3ªed. São Paulo: Editora 34, 2012.
MARIZ, Vasco. Historia da música brasileira. São Paulo: Nova Fronteira, 2012.
MORAES, Jonas Rodrigues, Sons do Sertão. São Paulo: 1° Edição, novembro de 20012
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular: da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Ed. Vozes, 1974. 237 p.


Material didático
Fornecido pala oficina


Contato

3355-3155

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